O que faz um engenheiro elétrico?

O que faz um engenheiro elétrico?

Como funciona a engenharia elétrica

Você provavelmente já ouviu falar que o futuro da energia está nas mãos dos jovens e, de fato, acreditamos firmemente nela, mas pensar que “o futuro” está em suas mãos pode ser de muita responsabilidade, não é mesmo?

Vamos começar recapitulando. Engenharia é um campo de estudo tão antigo quanto a necessidade do ser humano de encontrar soluções para tornar sua vida mais eficiente. Mas quando e por que sua aplicação à energia e eletricidade surgiu? Desde o século XIX, e com a necessidade de nomear e especializar uma área de trabalho que hoje conhecemos como Engenharia Elétrica.

Também é importante ficarmos de olho na crescente energética envolvendo a energia através do painel solar, conhecida como energia fotovoltaica. Essa é uma indústria ainda nova no Brasil, mas com grandes chances de crescer em níveis expressivos.

Muitos profissionais começam a profissão com um curso de eletricista básico e avançam até a faculdade.

Este campo de estudo é bastante amplo. Começando com a Engenharia Eletrônica, que é responsável pelo projeto, construção e aplicação de dispositivos eletrônicos para praticamente qualquer setor ou indústria. Especificamente, a Engenharia Elétrica também é responsável pelo projeto, construção e aplicação, mas adicionando a transformação e transporte da própria eletricidade. Um campo muito amplo e útil para a vida do ser humano.

Este é um campo com pouca concorrência e muitas oportunidades de emprego.
Você pode ler mais sobre a atuação do Engenheiro Elétrico neste outro artigo.

Setores do trabalho

Você se lembra que no começo nós conversamos sobre o futuro? Bem, uma das principais contribuições que a engenharia elétrica tem na sociedade é inovar, isto é, a integração de novas tecnologias capazes de melhorar os processos industriais atuais, a fim de gerar energia limpa e em favor do meio ambiente.

Sobre esta questão, da geração de energia limpa, o futuro deste campo de estudo parece muito promissor. E é que, com as reservas de petróleo cada vez mais complexas para serem alcançadas (e mais caras para torná-las produtivas), energias sustentáveis ​​como a eólica, fotovoltaica ou geotérmica estão sendo posicionadas como uma opção lucrativa para qualquer empresa. Ainda mais para aqueles que se voltam para um selo de “Empresa Socialmente Responsável”.

Os Engenheiros Elétricos que dominam o projeto, a construção, a operação e a manutenção desses sistemas cada vez mais utilizados.

Por outro lado, vale ressaltar que essa Engenharia possui uma abordagem multidisciplinar, dentro da qual é possível ampliar sua importância com projetos de alto impacto em benefício da sociedade (e com grandes oportunidades de financiamento).

Um engenheiro eletricista não é apenas responsável pelas instalações elétricas, mas também permanece como um dos principais suportes para a operação de qualquer outra engenharia. Como você vê, é uma grande área de trabalho porque anda de mãos dadas com o crescimento tecnológico global e avança junto com a humanidade (e sua história).



Send this to a friend