Áreas de Concentração

Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

O Regulamento do Programa, onde constam todas as exigências e prazos, é entregue ao aluno na data da sua primeira matrícula.

Recomenda-se que o aluno matriculado no Programa obtenha um mínimo de 12 créditos em disciplinas associadas à sua Área de Concentração (conforme lista a seguir). O aluno poderá, entretanto, submeter à apreciação da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa um Plano de Estudos justificando uma lista alternativa de disciplinas. Para cursar disciplinas fora do domínio ELE é preciso o aval do professor orientador e a aprovação da comissão, exceto as listadas entre as recomendadas.

Área de Concentração e suas Linhas de Pesquisa

 

Eletromagnetismo Aplicado

• Antenas: Desenvolvimento de métodos numéricos e analíticos de síntese e de análise de desempenho de antenas e estruturas irradiantes para sistemas de comunicações terrestres, fixos e celulares, e via satélite.
• Comunicação Quântica: Estudo e desenvolvimento de técnicas de manipulação e transmissão da informação quântica codificada via fibras ópticas e espaço livre.
• Optoeletrônica: Nanodispositvos e nanomateriais, dispositivos optoeletrônicos: detectores, lasers; sensores, células combustíveis, novos materiais.
• Rádio Propagação: Caracterização do canal de propagação, rádio meteorologia, sistemas de comunicações celulares, rádio cognitivo.

Métodos de Apoio à Decisão

• Inteligência Computacional: Redes neurais, lógica fuzzy, computação evolucionária, sistemas híbridos inteligentes.
• Modelos Estatísticos Lineares e Não Lineares: Processos estocásticos, modelos de séries temporais e econométricos, modelos em espaço de estado. Aplicações: energia, economia e finanças, seguros e commodities.

Processamento de Sinais, Automação e Robótica

• Instrumentação Eletrônica: Desenvolvimento de novas técnicas eletrônicas, que possibilitem solucionar diversos problemas experimentais em engenharia.

• Processamento de Sinais: Processamento de sinais adaptativo, processamento estatístico de sinais; decomposição de sinais; exploração de conhecimento a priori. Aplicações: sistemas de comunicações, eletrônicos, de sensoriamento e de defesa; análise de imagens.

• Robótica: Sistemas robóticos remotamente operados, sistemas autônomos, processamento de sinais adaptativo, processamento de imagem, decomposição de sinais, eletrônica embarcada, sensores e atuadores, automação, aprendizado por reforço, planejamento do movimento, processamento de imagem, processamento paralelo, inteligência computacional; teoria, modelagem e controle de sistemas robóticos.

Sistemas de Comunicações

• Processamento de Sinais em Comunicações: Desenvolvimento de técnicas digitais de processamento de sinais em sistemas de telecomunicações.
• Sistema de Comunicação Via Satélite: Estudos, desenvolvimentos, dimensionamentos e planejamentos de sistemas de telecomunicações via satélite.
• Sistema de Transmissão Digital: Estudo e desenvolvimento de técnicas para transmissão, estimação de parâmetros e detecção de sinais em sistemas de comunicações digitais.

Sistemas de Energia Elétrica

• Métodos Probabilísticos Aplicados a Sistema de Potência: Utilização de modelos e métodos probabilísticos na avaliação do desempenho passado, presente e futuro de sistemas elétricos de potência. Não somente os aspectos conceituais são devidamente estudados, como também aspectos práticos que irão definir novas técnicas e critérios de planejamento da expansão, operação, manutenção e monitoração do desempenho dos sistemas de potência atuais.

• Operação e Planejamento: Segurança da operação, estabilidade de tensão, modelos de unit commitment, despacho e mercado; expansão da transmissão, distribuição e geração; integração de recursos renováveis; mercados de energia elétrica; tecnologias de medição e controle

Send this to a friend