A Engenharia de Controle e Automação é uma carreira que permite o exercício em uma gama variada de áreas de atuação. Alguns exemplos são:
- Automação industrial
- Automação residencial
- Robótica
- Eletrônica embarcada (também chamada de autotrônica)
A Engenharia de Controle e Automação é uma carreira que permite o exercício em uma gama variada de áreas de atuação. Alguns exemplos são:
Características Básicas
A Engenharia de Controle e Automação na PUC-Rio é um curso que leva ao grau de Bacharel em Engenharia na habilitação Controle e Automação que pode ser cursada em cinco anos. Foi criada em 1997.
Estrutura
Ela é uma habilitação interdepartamental do CTC – Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Os departamentos que a propuseram, apoiam e administram são o de Engenharia Elétrica e o de Engenharia Mecânica.
Como Cursar
As disciplinas obrigatórias, no ciclo profissional, compreendem dois grandes grupos – o primeiro na área de elétrica e o segundo na de mecânica.
A grade curricular não é formada apenas por disciplinas obrigatórias, abrangendo um número expressivo de disciplinas optativas (dentre um conjunto) e de eletivas livres comuns a outras áreas, afins ou não, o que permite ao aluno interagir com colegas que cursam outras habilitações ou mesmo de outros cursos, além de proporcionar uma formação mais ampla e diversificada.
Atividades Complementares
Atividades de Intercâmbio Internacional
Contatos
Coordenador – Prof. Eduardo Costa – edusilva@ele.puc-rio.br
Secretaria – (21) 35271203
Grade Curricular
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/eng_automacao.html
Os cursos de graduação em engenharia apresentam o requisito da elaboração de um Projeto de Graduação. Este é um trabalho feito ao final do curso.
Os Projetos de Graduação em Engenharia de Controle e Automação são depositados no Sistema Maxwell (http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/) desde 2012; no ano de 2010, um trabalho foi depositado por opção de seus autores.
Clicando o link abaixo, você terá acesso à lista de trabalhos por ano e poderá escolher aqueles(s) que desejar ler. É importante observar que a decisão de deixar ou não um trabalho em acesso público cabe, somente, ao(s) autor(es) de acordo com a Lei Federal 9.610/98, que dispõe sobre os Direitos Autorais.