Rádio Cognitivo

 

Rádio Cognitivo pode ser chamado de o Rádio que Aprende. Ele tem por objetivo inserir inteligência nos sistemas de telecomunicações com vistas a otimizar a utilização do espectro de frequência. Há cada vez mais demanda de uso do espectro devido à crescente utilização de dispositos baseados em telecomunicações.

Existem dois motivadores chaves para pesquisa em rádios cognitivos. O primeiro é desenvolver técnicas para uso mais eficiente do espectro disponível, o que irá possibilitar taxas de dados mais elevadas e maior número de aparelhos sem fio. O segundo é desenvolver procedimentos automatizados para organizar e manter infraestrutura sem fio com mínima interação humana.

Para que tais objetivos sejam alcançados, diversas tecnologias habilitadoras estão em desenvolvimento ou devem ser pesquisadas. Com a nova técnica, os rádios podem transmitir em uma frequência que já está sendo usada por outros aparelhos, sem causar interferência na transmissão original. Isso, contudo, exigirá alterações no aparato legal que controla o uso das bandas de frequência de rádio, uma vez que o espectro é dividido em bandas e estações em todo o mundo, e o rádio cognitivo utiliza uma abordagem radicalmente diferente.

Send this to a friend