Logo PUC
Departamento de Eng. Elétrica - PUC Rio #DEE - Infraestrutura

Infraestrutura



O Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio dispõe de mais de 20 laboratórios, onde se desenvolvem pesquisas conduzidas por professores e das quais os alunos de graduação podem participar, quer através de trabalhos de iniciação científica, trabalhos de final de curso e estudos orientados, quer através da participação em projetos desenvolvidos em colaboração com empresas públicas ou privadas ou financiados por agências de fomento à pesquisa (CNPq, CAPES, FAPERJ, por exemplo).

Além destes laboratórios, existem vários outros de ensino e de facilidades computacionais que podem ser utilizados livremente, visto que o uso de sistemas computacionais e de atividades experimentais constitui um aspecto fundamental da formação dos alunos de Engenharia Elétrica. Já no primeiro semestre, o calouro é colocado na posição de um engenheiro, devendo solucionar em grupo um problema concreto proposto na disciplina de Introdução à Engenharia. Para finalizar o seu curso, o aluno deve executar um Projeto de Graduação - resolvendo completamente um problema de Engenharia orientado por um professor do Departamento -, bem como realizar um Estágio numa empresa preferencialmente de Engenharia.

Os alunos de Engenharia Elétrica contam, ainda, com a Incubadora Gênesis e a Empresa Júnior, a primeira desenvolvida para fornecer a infra-estrutura necessária a alunos e ex-alunos recém-formados interessados em criar suas próprias empresas dentro da Universidade, e a segunda destinada a desenvolver projetos e atividades de consultoria para o mercado externo. A Incubadora fornece não só salas comerciais em prédio próprio dentro da PUC-Rio, como suporte jurídico e gerencial, assessoria de imprensa e orientação de professores.