História e Atividades
 Estrutura
 Mercado de Trabalho
 Infraestrutura
 Pessoal
 Estatísticas
  
  
 Engenharia Elétrica
 Cursar
 Atividades
 Docentes
 Projetos Finais
  
  
 Computação
 Controle e Automação
 Nanotecnologia
  
  
 Apresentação
 Histórico
 Objetivos
 Áreas de Concentração
 Exigências
 Infraestrutura
 Suporte Financeiro
 Inscrição
 Estrutura Curricular
 Horários
 Laboratórios
 Docentes
 Teses e Dissertações
  
  

RPA@PUC

WEBMAIL

 

Fale Conosco Fale Conosco Área Restrita Área Restrita English Version Versión Español
Pós-Graduação
   SUPORTE FINANCEIRO   
O programa conta com recursos financeiros da PUC-Rio, CAPES, CNPq, FAPERJ e de empresas com contratos de pesquisa e desenvolvimento.

Os candidatos aprovados para cursar a pós-graduação acadêmica em tempo integral podem receber bolsa de estudo da CAPES, CNPq, FAPERJ e outros órgãos de fomento à pesquisa, uma remuneração mensal (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), e isenção total de pagamento de mensalidades escolares. Os candidatos aprovados em tempo parcial podem receber, da própria PUC-Rio ou da CAPES, isenção parcial de pagamento de mensalidades escolares proporcional à dedicação ao curso. Professores de outras instituições (em tempo integral) e funcionários públicos federais e estaduais do Rio de Janeiro não pagam mensalidades escolares.

A concessão de bolsa e isenção de pagamento de taxas escolares é válida por um período letivo e poderá ser renovada ou não dependendo do desempenho acadêmico do aluno.

Candidatos de outros países da América podem solicitar bolsas PEC/PG concedidas pela CAPES e CNPQ através dos órgãos consulares. Os candidatos devem procurar informações no consulado brasileiro em seu país, com antecedência de mais de um ano em relação à data prevista para sua primeira matrícula.